quinta-feira, 31 de julho de 2008

Recife é a Veneza Brasileira.

A capital pernambucana é conhecida por "Veneza Brasileira", pelo grande número de pontes, canais e rios. Só no centro da cidade são 39 pontes e mais de 50 canais.
Recife conquista os seus visitantes por ser plural. A metrópole em crescimento é berço de patrimônio histórico e arquitetônico de inúmeras construções dos séculos XVII e XVIII, herança dos colonizadores portugueses e holandeses.A capital mostra diferentes faces numa área banhada pelos rios Capibaribe, Beberibe e Jordão. Assim como Pernambuco, um dos Estados culturalmente mais ricos do País, Recife possui costumes e tradições populares únicas. Apreciadas em todas as ruas e esquinas, encantam e divertem turistas de todos os cantos do mundo.
Pontos Turísticos de Recife.
Casa da Cultura
Casa da Cultura é um dos principais centros de comércio de artesanato do Nordeste. Instalado na antiga Casa de Detenção do Recife e tombada pelo Estado em 1980, reúne 150 lojas que oferecem aos seus visitantes uma grande variedade de produtos regionais.
Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/n, Bairro São JoséTel.: (81) 3224-2850
Museu de BrennandA
Oficina Cerâmica Francisco Brennand é ao mesmo tempo oficina e museu. O local é cercado por belos jardins e conta ainda com um exposições permanentes e um acervo de cerca de 2 mil peças.
Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, VárzeaTel.: (81) 3271-2466
Praia de Boa Viagem
Boa Viagem é a praia urbana mais famosa do Recife. Com aproximadamente 7 km de extensão, é protegida por uma barreira de recifes naturais, os quais deram nome à cidade. A praia fica na zona sul da cidade e próxima ao Aeroporto.
Rua do Bom Jesus
É a antiga Rua dos Judeus, onde foi construída a primeira sinagoga das Américas. De lá, partiram os holandeses que fundaram Nova York, depois de terem sido expulsos, no século XVII. Após a restauração do casario, em 1995, a rua passou a abrigar bares, transformando-se em um pólo de animação.
Endereço: Bairro do Recife Antigo.
Próximo ao Marco Zero da Cidade
Teatro de Santa Isabel
O mais importante teatro do Recife. É um exemplo de arquitetura neoclássica predominante no século XIX.
Endereço: Praça da República, Centro.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Ecoturismo em Maragogi.

Maragogi, em Alagoas, tem águas cristalinas que realçam as cores das barreiras de corais.
Em balneários como a pacata Maragogi, no litoral norte alagoano, os movimentos de moradores e turistas são ditados por dois elementos: sua excelência, o Sol, e os horários da tábua de marés. A luz forte deixa a água do mar ainda mais cristalina e realça as cores das barreiras de corais nas galés, as piscinas que são a principal atração do lugar. Se o guia do catamarã com dezenas de passageiros está garantindo que pensamento positivo traz tempo bom, então não custa obedecer quando ele pede: 'Alegrem-se! Vocês vão conhecer um lugar belíssimo!'.A Costa dos Corais é uma APA (Área de Preservação Ambiental) desde 1997, que abrange 135 km da costa brasileira, de Tamandaré, em Pernambuco, até Paripueira, em Alagoas. As galés de Maragogi, distantes 6 km da praia central da cidade, ficam no miolo deste rico ecossistema.

O turismo que desenvolve a economia permite o contato direto com os recifes de corais, rochas imensas, ao mesmo tempo rígidas e delicadas, formadas por organismos com esqueleto calcário. Os corais são bastante sensíveis ao aquecimento global e à poluição. Alguns cuidados são tomados para reduzir os danos à vida marinha. Nas piscinas de água rasa, é proibido usar nadadeiras e alimentar os peixes, por exemplo.Os passeios de catamarã ou lancha para mergulhar nas galés são o carro-chefe da programação de um dia em Maragogi, em pacotes que partem de Maceió, 130 km ao sul, ou de Recife, 125 km ao norte. Se o turista deu sorte e chega num dia de maré mínima em seu ponto mais baixo, entre 0,1 m e 0,2 m de altura, ele enxerga uma paisagem fantástica: grandes extensões de recifes de corais expostos, água transparente pelos joelhos, bancos de areia onde os guias de mergulho aproveitam para jogar futebol em alto-mar.

domingo, 6 de julho de 2008

"Destino Lua-de-Mel"

Nova série da Discovery Travel & Living.
O "Destino Lua-de-Mel", nova série da Discovery Travel & Living, que estréiou nessa segunda-feira dia 30, às 23h.
A dupla que testa os destinos, Henrique e Mônica, não é um casal nem mantém qualquer tipo de relacionamento pessoal. Os dois analisam hospedagens, pacotes e roteiros com a intenção de ver se eles realmente funcionam para pessoas que querem descansar a dois. As pitadas de humor vêm da propositada divergência de preferência e gostos entre elas, comum aos recém-casados. Há também a interação com casais reais."Destino Lua-de-Mel", uma produção brasileira, é composta por 14 episódios, que mostrarão cinco destinos no Brasil (Ponta dos Ganchos, Manaus, Rio de Janeiro, Trancoso e Cambará do Sul) e opções da América Latina, como Cartagena (Colômbia), Rivera Maia e Los Cabos (México).
O primeiro episódio é em Mendoza, na Argentina.

DESTINO LUA-DE-MEL
Onde: Discovery Travel & Living
Quando: segundas
Horário: 23h
Reprises: sábados, às 20h

sábado, 5 de julho de 2008

Escolha uma das 95 opções de albergues pelo país


Valor máximo para a diária em quartos coletivos é de R$ 35. Maioria do público tem entre 21 e 28 anos e é composta por universitários.
Instalados em lugares badalados e com diárias a preços acessíveis, os albergues espalhados pelo país são uma alternativa nas férias de julho para quem quer evitar gastos exagerados com hospedagem. De acordo com Carlos Augusto Alves, presidente da Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, o Brasil conta 95 albergues, freqüentados predominantemente por um público entre 21 e 28 anos, composto por jovens universitários e recém-formados. “Além disso, 60% dos que se hospedam em albergues são mulheres”,afirma Alves.
Todos os albergues contam com cozinha coletiva e armários com cadeado para uso dos hóspedes, para colocar pertences de valor, e a entrada é permitida durante 24 horas. A maioria conta com banhos privativos.De acordo com Alves, muitas pessoas ainda vinculam a expressão albergue a uma imagem de bagunça e desorganização. “A idéia é que os albergues passem a ser chamados de hostels como são conhecidos internacionalmente”, afirma. Os turistas estrangeiros costumam procurar bastante os destinos no Brasil.
"Boa parte do público escolhe o albergue não só por economia, mas também por filosofia de vida. Muitas amizades surgem a partir destes locais",
A Galera que quiser receber a lista...é só enviar o email para: jeronturismo@bol.com.br


Fotos do Salão do Turismo 2008

Turismologos Nafoto
Pra quem ficou de fora do Salão do Turismo 2008 perdeu feio.
Muitas variedades e diversão total.