quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Confirmado Luiz Barretto.

Lula confirma Luiz Barretto como ministro do Turismo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que vai oficializar o sociólogo Luiz Eduardo Barretto como ministro do Turismo. Barretto ocupava a pasta interinamente desde junho, quando a então titular Marta Suplicy deixou o governo para disputar as eleições pela prefeitura de São Paulo.
"Já estou cansado de ver o nosso querido ministro ser interino. Ele vai se tornar o ministro definitivo", disse Lula ao participar da sanção da Lei Geral do Turismo, no Palácio do Planalto.
Paulista, Barretto é sociólogo e tem mestrado em Ciências Políticas pela PUC-SP. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento de São Paulo entre 2001 e 2004, quando Marta era prefeita. Ex-gerente nacional de Marketing e Comunicação do Sebrae, também foi secretário de Indústria de Osasco (SP) na gestão do petista Emídio de Souza.
CríticasAo sancionar hoje o Lei Geral do Turismo, o presidente Lula cobrou mais divulgação das cidades brasileiras e criticou o fato de os brasileiros, em geral, divulgarem "coisas ruins" e omitirem dados positivos.
"Uma pessoa só sai para visitar um lugar se ela tiver boas informações. Se ficarmos imaginando que apenas o governo federal, através do Ministério do Turismo, pode fazer tudo, fica difícil", disse. "Apenas com bala perdida divulgada lá fora e muito crime é difícil trazer o turista para cá. Só divulgamos o ruim, o que é bom a gente esconde", completou o presidente.
"(Precisamos de) um movimento de mobilização nacional para a questão do turismo. As pessoas precisam perder o medo de viajar", concluiu Lula.


Chega de Frio...eu quero é PRAIA.

Ilha do Cardoso é cantinho tranqüilo do litoral Paulista.
A três horas de barco de Cananéia, parque estadual tem boas praias e trilhas para quem gosta de aventura.
Ilha do Cardoso, no extremo litoral sul de São Paulo, é um lugar único. As águas não são tão claras e as areias até um pouco escuras, pelo menos na maioria das praias. Mas a intimidade que se cria com o local, principalmente por não ter sequer luz elétrica, é impressionante.

A ilha, a três horas de barco da cidade de Cananéia, é simples. Não espere restaurantes, baladas à noite e acomodações requintadas. Quem vai lá quer mesmo natureza e tranqüilidade - apesar do forró embalar todo mundo até tarde da noite.Falando em animação, fique atento à cataia, bebida tradicional da ilha. Dizem os moradores locais que o líquido de cor de mel é feito com cachaça e ervas encontradas só por ali, mistura que a torna alucinógena. Fora os seres imaginários e lendas que rondam o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, as águas escondem serem reais e bem interessantes: é fácil ver tartarugas, raias, golfinhos e o jacaré-de-papo-amarelo, típico da região.

A principal vila, onde fica a estrutura de campings e quartos para aluguel, é Marujá. De lá saem também os passeios de barco à noite, principalmente para focagem de jacarés, e as trilhas até as cachoeiras. Prepare-se para caminhar. As trilhas misturam mata fechada, areia e até mangues. Um bom tênis é essencial. À noite, depois que o forró acaba (ele só vai até a meia-noite), vá para a praia e confira um dos maiores espetáculos do Cardoso: o céu e o silêncio. É simplesmente impressionante. Dependendo da quantidade de cataia, dá para acreditar que tudo aquilo é uma grande pintura.