sábado, 23 de outubro de 2010

Ilhabela


Ilha Bela


Seu próprio nome já traduz bastante do que se pode encontrar por lá. Apenas 3 km separam a maior ilha do Brasil do continente. Suas atrações vão desde suas paradísiacas praias até os famosos bistrôs e restaurantes. O centro histórico se destaca em meio a construções modernas e estrutura luxuosa para o turismo.

Outra grande atração são os esportes náuticos: Ilhabela é conhecida como a capital da vela. Mas também é um excelente lugar para o mergulho, o surf e o trekking. Ao final de tudo que você fizer por lá, só restará uma sensação boa de que a vida vale a pena. Ilhabela é um ótimo lugar para se constatar isso
.



Centro

O centrinho de Ilhabela tem comércio bastante diversificado: bares e restaurantes, lojas de grife, de artesanato e de equipamentos náuticos. É ali, também, que se concentra o agito da vida noturna.


Passeios de barco

Lanchas e escunas levam a recantos paradisíacos e de acesso mais difícil, como as praias Bonete, Saco do Sombrio, Baía dos Castelhanos, Enchovas, da Serra e Fome. Os passeios, que duram de seis a nove horas, incluem paradas para banhos e caminhadas em praias desertas.


Praias

Dezenas de praias disputam a preferência dos turistas. No lado Oeste da ilha, voltadas para o continente, ficam as praias com melhor infraestrutura turística. O acesso para as praias de Castelhanos e do Bonete – na costa Leste e voltadas para o mar aberto – é difícil; a estrada de barro exige veículos 4x4.

Passeio de jipe

As operadoras locais fazem excursões de jipe para grupos de até 12 pessoas até a Praia de Castelhanos, localizada a 24 km da vila. A estrada cruza rios e cachoeiras e alcança a altitude de 800 m, num percurso de aproximadamente 1h30 até a praia.

Mergulho

Há pelo menos 15 bons pontos de mergulho, entre ilhas, costões, parcéis e lajes, além de mais de 20 naufrágios, dos quais 7 são os mais visitados, por se encontrarem em locais que facilitam o acesso e a visualização. Equipamentos, transporte e cursos são fornecidos por operadoras de mergulho locais.

Trilhas

Outra opção de passeios em Ilhabela são as caminhadas em trilhas na mata preservada, que levam a mirantes, cachoeiras, minas d’água e piscinas naturais do Parque Estadual. Alguns percursos são longos e com caminhos íngremes e exigem o acompanhamento de guia experiente.

Informações

Secretaria de Turismo

(12) 3896-2440

(12) 3896-1091

www.ilhabela.sp.gov.br

Informações Turísticas

(12) 3896-3777

Turismo LGBT ganha mais força na ABAV.

O Turismo LGBT ganhou mais força nesta quinta-feira (21). O ministro do Turismo, Luiz Barretto, o presidente da Embratur, Mário Moysés, e o presidente da Associação Brasileira de Turismo GLS (ABRAT-GLS), Almir Nascimento, assinaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas para a promoção do segmento no Brasil e no exterior. A solenidade aconteceu durante a Feira das Américas – Abav 2010, no Rio de Janeiro.

A parceria prevê ações de apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos do Turismo LGBT, além da qualificação de profissionais que atuam na área. O MTur e a Embratur divulgarão o segmento em feiras nacionais e internacionais de turismo. Está prevista, ainda, a realização de worshops, roadshows e viagens para familiarização de agentes e operadores de turismo. Tudo para aproximar a cadeia turística do nicho.

Para o ministro do Turismo, a iniciativa reafirma a imagem positiva do Brasil no exterior. “O Brasil é um destino de diversidade, hospitaleiro e respeita as diferenças. Temos opções de turismo para todas as idades, crenças e opções”, afirmou. Ainda segundo Barretto, é fundamental investir neste nicho. “Os turistas LGBT movimentam fortemente a economia porque gastam mais que o turista de lazer. A Parada Gay de São Paulo é um exemplo. Atrai milhões de pessoas todos os anos”, disse.

Na avaliação do presidente da ABRAT-GLS, o termo representa um importante passo para as viagens LGBT. “É um momento histórico. Pela primeira vez, teremos apoio para mostrar o nosso segmento aqui no Brasil e lá fora.” Nascimento está otimista e acredita que a cooperação deverá aumentar o número de viagens do setor: “Esperamos, a partir de 2011, um crescimento de 15% a 20%.” No próximo ano, a parceria possibilitará a participação da ABRAT-GLS em cinco feiras de turismo na Europa.

Fonte: Ministério do Turismo


Campos do Jordão


Campos do Jordão

Campos do Jordão é um município localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira. A cidade tem altitude de 1628 metros, sendo, portanto, o mais alto município brasileiro, considerando-se a altitude da sede.


Um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo estado, por cumprirem os pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal nomeação garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional.

Campos do Jordão é chamada de Suíça Brasileira, principalmente pela sua arquitetura de influência europeia e pelo seu clima frio. Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.