terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Praia de Boracéia

Boracéia é a primeira praia de São Sebastião, para quem segue rumo ao norte de São Paulo pelo Rio-Santos. Ela pertence só em parte ao município, fazendo divisa com Bertioga. Praia extensa de areias compactas e mar calmo e transparente. Sua maior atração é a pesca de tainha em redes puxadas na praia. Muitas famílias de pescadores se reúnem na praia para vender peixe.

Famosa também pela conservação da Reserva Indígena do Rio Silveiras, onde está estabelecida a tribo indígena dos Guaranis. O acesso à Reserva Indígena é proibido, porém, artesanatos produzidos por eles podem ser adquiridos na rodovia.

Boa para a prática de: Caminhada, natação, frescobol, trilhas, mergulho, entre outros.

Infra-estrutura: Por estar localizada na margem da SP-55 e em um bairro residencial, podem ser encontradas padarias, bares e alguns hotéis, pousadas ou flats.

Distâncias: Centro a 62 km, São Paulo a 141 km, Bertioga a 32 km.

Acesso: Rod. Prestes Maia (SP-055/Br-101 Rio-Santos) km 190

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

São-Paulo Turismo

Turismo em São Paulo
São Paulo é a maior cidade do país, com área de 1525 km2 e mais de 10 milhões de habitantes.

Por muitos séculos, São Paulo foi uma cidade bastante pacata. Isso mudou radicalmente com a chegada de grandes levas de imigrantes no final do século XIX e de migrantes no século seguinte. Eles foram atraídos pela cafeicultura e depois pela indústria e o setor de serviços. Assim, a cidade cresceu e novas tradições se enraizaram.

Hoje, a capital do Estado de São Paulo é, além de um importante centro econômico e financeiro, um dos principais pólos de irradiação de tendências, cultura e entretenimento do Brasil.

Pinacoteca


A Pinacoteca do Estado conta hoje com dez salas que se dividem para abrigar o acervo com cerca de cem mil obras e um espaço da reserva técnica no qual ficam peças em restauração, em catalogação ou fora de exposição. A área também oferece um delicioso café, do lado de fora, proporcionando almoços ao ar livre com vista para o Parque da Luz.
Parque da Luz

O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, possui cerca de 113 metros quadrados e é o mais antigo jardim botânico da capital paulista. Ele foi criado ainda no período colonial, quando a Coroa Portuguesa obrigou a criação de hortos pela cidade.




Estação da Luz


Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos, mas não demorou muito para que o novo marco da cidade fosse considerado uma sala de visitas de São Paulo.


Catedral da Sé


A Catedral da Sé, localizada na Praça da Sé na capital São Paulo, teve a sua construção iniciada em 1913 e foi inaugurada em 1954 quando as obras ainda não haviam terminadas encontra-se na divisa entre a Sé e a Liberdade e faz limite também com São Bento.



Mercadão de São Paulo


O mercado municipal de São Paulo, foi inaugurado em 1933, quando a cidade tinha aproximadamente 1 milhão de habitantes. Cativou os paulistanos não só pela qualidade dos produtos, mas pela bela arquitetura do local. Foi uma obra de Francisco Ramos de Azevedo, o mesmo arquiteto que havia construído importantes obras na cidade como o Teatro Municipal.
O mercado passou por diversas fazes inclusive a decadência nos anos 60. em 1973 cogitou-se até em demolição, nos anos 80 e 90 foram feitas algumas pequenas reformas, mas foi em 2004 que foi reformado, se tornando um belo espaço turístico a cidade de São Paulo.

Hoje em dia o mercado é um dos lugares mais visitados da cidade, não só para comprar alimentos que só se encontram ali, mas também para visualizar a bela arquitetura, e comer os quitutes que só no mercado municipal são encontrados com muita qualidade, como exemplos podemos citar o lanche de mortadela, ou o pastel de bacalhau, que atrai não só os paulistanos, mas muitos turistas ao mercado.


Pátio do Colégio


Pátio do Colégio se tornou num símbolo da cidade, e ainda um símbolo da memória paulistana, afinal resistiu a verticalização, o que em São Paulo já é uma grande proeza.

Monumento às Bandeiras


Uma das maiores esculturas do mundo e considerada um marco da cidade, a obra do escultor Victor Brecheret é uma homenagem aos bandeirantes paulistas que estenderam as fronteiras brasileiras e desbravaram os sertões nos séculos 17 e 18. A obra foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1953 como parte das comemorações do 399º aniversário de São Paulo.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pedra do Baú


Pedra do Baú se torna monumento natural do interior de São Paulo.
A Pedra do Baú, que fica em São Bento do Sapucaí, a 164 km de São Paulo, é o mais novo monumento natural do interior do estado. Depois de três anos de processo, o decreto foi assinado. Ela é o segundo monumento natural de São Paulo – o primeiro é a reserva da Pedra Grande, em Atibaia.A pedra pode ser vista de todos os cantos da cidade. Ela era considerada unidade de conservação de uso sustentável – com ocupação e exploração da área permitidas, mas com controle. Agora, como monumento natural, as restrições serão maiores.

Para continuar com o crescimento do turismo, será criado um plano de manejo. “Isso envolve estudos técnicos, e depois reuniões para discussão do zoneamento do monumento, dos programas de uso, do que vai ser mais restritivo, especialmente na visitação pública da pedra”, explicou José Amaral Wagner Neto, diretor da Fundação Florestal.

Atualmente, segundo a prefeitura, cerca de 1,5 mil pessoas visitam a pedra nos fins de semana. A área tem 3.154 hectares. ”Não vai ter ocupação desordenada, não vai se destruir a natureza no entorno,. E não vai destruir esse cenário que é uma das belezas cênicas mais bonitas do estado e do Brasil”, disse o prefeito da cidade, Ildefonso Mendes Neto.

Além de ter um monumento natural, a viagem a São Bento do Sapucaí pode ficar mais fácil – a SP-042, que dá acesso à cidade e ao sul de Minas Gerais, deve ser reconstruída nos próximos meses.


Pedra Grande em Atibaia

A Pedra Grande é um dos pontos turístico de Atibaia, se localiza a 1.450 metros acima do nível do mar. No alto de uma colina, aflora um enorme monólito que proporciona um excelente local para a prática de asa delta, para-glider, escalada, rappel e mesmo de um magnífico mirante para toda Atibaia e regiões vizinhas a ela.

Fora de São Paulo a dica fica no Espírito Santo no distrito de Aracê
.

Pedra Azul



A Pedra Azul , no distrito do Aracê, em Domingos Martins, é símbolo da região serrana capixaba. Ela está situada no Parque Estadual de mesmo nome, onde se pode fazer trilhas guiadas até o sopé e visitar as cachoeiras.