segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

São-Paulo Turismo

Turismo em São Paulo
São Paulo é a maior cidade do país, com área de 1525 km2 e mais de 10 milhões de habitantes.

Por muitos séculos, São Paulo foi uma cidade bastante pacata. Isso mudou radicalmente com a chegada de grandes levas de imigrantes no final do século XIX e de migrantes no século seguinte. Eles foram atraídos pela cafeicultura e depois pela indústria e o setor de serviços. Assim, a cidade cresceu e novas tradições se enraizaram.

Hoje, a capital do Estado de São Paulo é, além de um importante centro econômico e financeiro, um dos principais pólos de irradiação de tendências, cultura e entretenimento do Brasil.

Pinacoteca


A Pinacoteca do Estado conta hoje com dez salas que se dividem para abrigar o acervo com cerca de cem mil obras e um espaço da reserva técnica no qual ficam peças em restauração, em catalogação ou fora de exposição. A área também oferece um delicioso café, do lado de fora, proporcionando almoços ao ar livre com vista para o Parque da Luz.
Parque da Luz

O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, possui cerca de 113 metros quadrados e é o mais antigo jardim botânico da capital paulista. Ele foi criado ainda no período colonial, quando a Coroa Portuguesa obrigou a criação de hortos pela cidade.




Estação da Luz


Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos, mas não demorou muito para que o novo marco da cidade fosse considerado uma sala de visitas de São Paulo.


Catedral da Sé


A Catedral da Sé, localizada na Praça da Sé na capital São Paulo, teve a sua construção iniciada em 1913 e foi inaugurada em 1954 quando as obras ainda não haviam terminadas encontra-se na divisa entre a Sé e a Liberdade e faz limite também com São Bento.



Mercadão de São Paulo


O mercado municipal de São Paulo, foi inaugurado em 1933, quando a cidade tinha aproximadamente 1 milhão de habitantes. Cativou os paulistanos não só pela qualidade dos produtos, mas pela bela arquitetura do local. Foi uma obra de Francisco Ramos de Azevedo, o mesmo arquiteto que havia construído importantes obras na cidade como o Teatro Municipal.
O mercado passou por diversas fazes inclusive a decadência nos anos 60. em 1973 cogitou-se até em demolição, nos anos 80 e 90 foram feitas algumas pequenas reformas, mas foi em 2004 que foi reformado, se tornando um belo espaço turístico a cidade de São Paulo.

Hoje em dia o mercado é um dos lugares mais visitados da cidade, não só para comprar alimentos que só se encontram ali, mas também para visualizar a bela arquitetura, e comer os quitutes que só no mercado municipal são encontrados com muita qualidade, como exemplos podemos citar o lanche de mortadela, ou o pastel de bacalhau, que atrai não só os paulistanos, mas muitos turistas ao mercado.


Pátio do Colégio


Pátio do Colégio se tornou num símbolo da cidade, e ainda um símbolo da memória paulistana, afinal resistiu a verticalização, o que em São Paulo já é uma grande proeza.

Monumento às Bandeiras


Uma das maiores esculturas do mundo e considerada um marco da cidade, a obra do escultor Victor Brecheret é uma homenagem aos bandeirantes paulistas que estenderam as fronteiras brasileiras e desbravaram os sertões nos séculos 17 e 18. A obra foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1953 como parte das comemorações do 399º aniversário de São Paulo.


Nenhum comentário: